"Educação somos todos responsáveis"

"Educação somos todos responsáveis"

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VALORIZANDO A CULTURA AFRO


O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Homenagem mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonia. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A abolição da escravatura só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Os negros africanos colaboraram muito durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. Além disso, atualmente personagens como Barack Obama, Pelé, além de outros como Martin Luther King, já têm seus nomes registrados na história do mundo. Enquanto as leis cumprem seu papel permitindo a ascensão social de um grupo que foi prejudicado por um erro histórico, que visava atender interesses  econômicos de uma época, a integração racial no dia-a-dia caminha mais lentamente, apesar dos progressos conquistados.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelly Dahne Logemann realizou diversas atividades, como: filme, textos, teatro... trabalhando esta data, tivemos também  a presença  o grupo Vocal e Instrumental UNION TOQUE  da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela União, apresentando músicas para ilustrar um pouco da cultura afro-brasileira presente também em nossa realidade, sob a coordenação do Professor Alysson Custodio do Amaral.