"Educação somos todos responsáveis"

"Educação somos todos responsáveis"

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

RECONHENDO NOSSAS RAÍZES



“Tudo está guardado na memória, sonho da vida e da história. A memória desperta para sacudir os povos que estão dormindo e que não a deixam viver livre como o vento. Tudo está cravado na memória, espinha da vida e da história. Tudo esta carregado na memória, arma da vida e da história.” León Greco.
Falamos cotidianamente em torno de 10 mil palavras de origem Tupi-guarani, desde nomes de lugares como Curitiba, Tucunduva, Tuparendi ou expressões como deixa de “nhenhenhem”. Vivemos com uma natureza que os povos originários cultivaram e protegem até os dias de hoje, tomamos banho porque aprendemos isso deles, comemos as mesmas coisas que eles: mandioca, tapioca, milho, tomamos chimarrão com a erva mate (costume milenar Guarani), descansamos em redes, as nossas crianças brincam de peteca e sabem das histórias do Saci Perere, do Boitatá, como acontece em qualquer aldeia indígena Guarani. Herdamos dos indígenas inúmeras coisas de nossa maneira de ser e racionar, por exemplo, o amor à música e a dança, encontrando nelas uma paz, uma plenitude de nossa identidade cultural. É com a mudança a partir da educação que nossas crianças aprenderão a admirar e respeitar os povos indígenas foram os protagonistas, como os afrodecendentes e europeus na construção de nossa sociedade e identidade.
Pensando na construção desta nova visão de respeito e admiração pelas nossas raízes, a turma do 5º Ano da Escola, no dia 18 de novembro realizou uma viagem de estudos às Ruínas de São Miguel e demais remanescentes missioneiros na região, acompanhados pelas Professoras Janete Olívia, Nair e da guia Marisa. Este passeio complementa as aprendizagens realizadas em sala de aula nas aulas de Geografia e História.