"Educação somos todos responsáveis"

"Educação somos todos responsáveis"

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nossa Independência é para ser lembrada todos os dias


Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelly Dahne Logemann, as atenções tem se voltado para a retomada de valores e atitudes civis e patrióticos, através de momentos cívicos e de reflexões para conscientização do amor à nossa Pátria.
A gente não pára para pensar, mas cada um de nós é, sim, um pouquinho do Brasil. Cada um de nós, mesmo sem perceber, participa da formação da imagem do Brasil que temos.
Uns mais intensamente, outros menos. Uns, com maiores condições, outros, com limitações. Uns, produzindo apenas o bem, outros, gerando incertezas, uns, imitando tudo o que acontece a sua volta, outros, com sabedoria, selecionado o que pode ser copiado. Uns, “mostrando a cara”, outros, se escondendo. Uns, produzindo economia, arte, ciência, cultura; fazendo a história de que nos orgulhamos.
Se tudo vai bem , festejamos. Mas, se eventualmente alguma coisa gerar questionamentos, como podem ser questionáveis condutas humanas e profissionais que têm que humildemente reconhecer que sou parte deste imenso mosaico de raças, credos religiosos, riquezas naturais, perfis humanos e sociais. Portanto, eu também tenho que me perguntar: como governo a minhas vida? Como andam os meus exemplos? Em que modelos pautam as minhas vivências? Onde busco condições para ler o Brasil que me cerca? O que faço para construir competências, para ser um brasileiro mais atuante?
O certo é que nosso país é a soma do que somos e o que fazemos, nossa omissão ou nossa participação, em maior ou menor escala, constroem o Brasil que temos e com o qual estamos irremediavelmente ligados.
Pensemos nisso nessa semana da Pátria!