"Educação somos todos responsáveis"

"Educação somos todos responsáveis"

terça-feira, 11 de dezembro de 2012



Patrimônio cultural é a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, transmitida de geração em geração. É a totalidade dos bens culturais de uma nação. Guarda a memória do que fomos e somos revelando a nossa identidade. Expressa o resultado do processo cultural que proporciona ao ser humano o conhecimento e a consciência de si mesmo e do ambiente que o cerca. Permite a uma nação o reconhecimento de sua identidade, estimulando o exercício da cidadania e inspirando valores.
A gastronomia como um produto, ou mesmo um atrativo de uma determinada localidade, é muito importante do ponto de vista turístico, pois apresenta novas possibilidades, na verdade, não tão novas, mas nem sempre bem exploradas, que são as diversas formas de turismo voltadas para as características gastronômicas de cada região (FURTADO 2004).
Cada nova refeição é uma comemoração, um memorar daquilo que é sagrado para nós, de um momento especial de encontro. Buscando o conhecimento de novos valores culturais e novos sabores os alunos do Sétimo Ano juntamente com a professora de geografia pesquisaram receitas das regiões brasileiras, receitas regionais que aqui estão e que também foram confeccionadas e compartilhadas com o grupo, na escola.
Os alunos do Quinto Ano pesquisaram e produziram receitas com as especiarias estudadas e conhecidas, que foram trazidas do Oriente para serem usadas como tempero nas cozinhas, no mundo todo, atualmente.
Os alunos da Oitava Série, enquanto estudavam a Europa, pesquisaram receitas dos países europeus e confeccionaram-nas para compartilhar com os colegas.