"Educação somos todos responsáveis"

"Educação somos todos responsáveis"

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Programa Agrinho


Programa Agrinho

Projeto Saúde Bucal na Adolescência

ANd9GcSKKE5VGZtg_RYVoonIhUdwEOYmp7_qkHymEx_GvCU1etW7hKDb


           
            Orientar o adolescente a reconhecer seu próprio corpo e promover a saúde do mesmo é tarefa da escola, que deseja educar seu aluno para a saúde. Levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia do adolescente, as preocupações mais comuns nesta fase são a aceitação no grupo e a necessidade de se sentir seguro em relação à própria aparência.

            Com o objetivo de reconhecer a importância dos hábitos de higiene bucal para prevenir os problemas bucais mais freqüentes na adolescência foi desenvolvido um projeto sobre saúde bucal com os alunos da 8ª série nos meses de setembro e outubro.

            Foram realizadas atividades como pesquisa bibliográfica sobre a anatomia e fisiologia dos dentes. Criação de logotipo para o projeto pelo aluno Leonardo.



            Pesquisa de campo para conhecer a realidades dos hábitos de higiene bucal que alunos do 5º ano a 8ª série têm diariamente. Essa tarefa proporcionou a elaboração de tabelas e gráficos sobre questionário que cada aluno respondeu.

            Debate sobre a importância da higiene bucal na aparência pessoal para os adolescentes e os inconvenientes que podem ocorrer quando se tem problemas bucais na adolescência.







            Palestra proferida pela Dra. Deise e o Dr. Dirlei que trabalham no PSF na Vila Industrial. O objetivo é uma conversa para confirmar a conscientização sobre a importância da saúde bucal em todas as idades e imprescindivelmente na adolescência.


           
           
            Confecção de cartazes.




            Visita aos dentistas para confecção do catálogo.




            Para concluir o projeto sobre saúde bucal na adolescência foi realizada a apresentação do teatro “Cuidas dos dentes faz bem”, escrita pela aluna Radayê.






Alunos que participaram do teatro.






            Desenvolver um projeto que trata da saúde bucal dos adolescentes fará com que se reconheçam e que adquiram comportamentos e atitudes que levará para toda a sua vida.





            O sucesso do projeto pode ser avaliado através da mudança de comportamento na grande maioria dos alunos. Pôde-se constatar que aos alunos compreenderam que simples hábitos como a escovação diária dos dentes previnem muitos problemas bucais. Outros aprenderam a observar e controlar a ingestão de guloseimas e refrigerantes entre as refeições para evitar a placa bacteriana. Alem de a incidência de balas, pirulitos e chicletes durante as aulas diminuírem consideravelmente.


Professora Débora M. K. Carneiro.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HALLOWEEN DAY IN THE NELLY DAHNE LOGEMANN SCHOOL


O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos.
história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, os vivos para não serem reconhecidos pelos espíritos usam fantasias como disfarce. Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelly Dahne Logemann as Professoras Lenice Maria Meller e Nadir Pimentel Gomes trabalharam nas aulas de Língua Inglesa o significado do Halloween  e sua influencia em nossa cultura.Os alunos vieram caracterizados e trouxeram guloseimas para compartilhar entre todos.